O impacto económico do Covid-19 em Portugal

25-04-2020

Vulcanpost.com

Por Alice Baikova

A situação de isolamento social que se vive atualmente, está a causar consequências consideráveis na economia de todos os países. As medidas de contenção instauradas por diferentes países estão a causar uma redução da atividade económica no setor dos bens e serviços.

Os dois cenários presumidos pelo Banco de Portugal "contemplam uma recessão da economia portuguesa em 2020" e as projeções para o crescimento do PIB este ano "traduzem revisões significativas em baixa face ao projetado no Boletim Económico de dezembro, onde se apontava para um aumento da atividade económica de 1,7 por cento este ano e de 1,6 por cento nos seguintes".

"O impacto da crise pandémica tem uma natureza muito persistente, associada à destruição de capacidade produtiva instalada, não se observando um retorno do nível do PIB à trajetória projetada no boletim de Dezembro de 2019. O perfil da atividade económica em Portugal acompanha os desenvolvimentos a nível global e, em particular, na área do euro".

Segundo o BDP, "os cenários procuram ter em consideração o potencial impacto das políticas já adotadas pelas autoridades nacionais e europeias em face do choque", avisando o banco central que "a magnitude da recessão e o perfil da subsequente recuperação dependem criticamente da resposta de política, que tem vindo a ser sucessivamente reforçada a nível nacional e global".

A verdade é que a economia portuguesa apresenta "vulnerabilidades específicas face a um choque desta natureza", e o setor do turismo na atividade económica, por exemplo, "implica uma elevada exposição à redução esperada da procura global deste tipo de serviços, que será muito significativa".Para o Banco de Portugal uma crise desta dimensão "coloca também dificuldades acrescidas ao tecido empresarial, dominado por empresas de pequena dimensão e com situação financeira relativamente frágil".

Face ao possível impacto do COVID-19 na economia portuguesa, o Governo vai implementar medidas para proteger empresas e trabalhadores, que abrangem as seguintes áreas: apoio à tesouraria das empresas, e trabalho e segurança social. Em situações de redução da procura, que pode levar a uma grande diminuição do volume de negócios e quebra de receitas, as empresas podem ter dificuldades para cumprir as suas obrigações.

A AEP - Associação Empresarial de Portugal apresentou ao Governo uma série de medidas para minorar o impacto económico do Covid-19 no mercado nacional. Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, o objetivo deste levantamento é proteger as empresas, os postos de trabalho e o rendimento das famílias e consequentemente, impedir "uma escalada de falências e de desemprego".

A AEP propõe três grandes grupos de medidas de âmbito nacional, ao nível do Portugal 2020 e de foro internacional. Esta associação empresarial pede ao Governo o cancelamento definitivo de impostos e contribuições sociais para as empresas, ao invés da sua suspensão, linhas de financiamento alargadas a todos os sectores, adequação das condições de lay-off simplificado, designadamente desonerar as empresas da parte do custo do salário do trabalhador dispensado e resolver os constrangimentos nas certidões de não dívida à Segurança Social.

A AEP sugere a criação de um fundo público de capital de risco "Emergência Covid-19". A eliminação dos custos de contexto à atividade empresarial e antecipar o aprovisionamento, junto das empresas privadas, de bens e serviços necessários para o funcionamento das administrações públicas, criando, assim, as exceções necessárias para que o fornecimento seja feito por empresas nacionais, de forma a mitigar a perda de procura e manter a sua laboração nesta fase de crise.


Referências

PÚBLICO (2020). Coronavírus: perdas mensais para a economia portuguesa podem chegar aos 4000 milhões. Obtido de: https://www.publico.pt/2020/03/16/economia/noticia/perdas-mensais-economia-portuguesa-podem-chegar-4000-milhoes-1907881

RTP (2020). Covid-19. Banco de Portugal espera recessão de 3,7% em 2020. Obtido de: https://www.rtp.pt/noticias/economia/covid-19-banco-de-portugal-espera-recessao-de-37-em-2020_n1215624

TSF (2020). Recessão em Portugal. Desemprego pode ficar acima dos 10% este ano. Obtido de:https://www.tsf.pt/portugal/economia/desemprego-pode-ficar-acima-dos-10-em-2020-11989168.html

CONSTRUIR (2020). AEP apresentou ao governo medidas adicionais para minorar o impacto económico do covid-19. Obtido de: https://www.construir.pt/2020/03/24/aep-apresentou-ao-governo-medidas-adicionais-para-minorar-o-impacto-economico-do-covid-19/

© 2019 Núcleo de Ciência Política e Relações Internacionais da Lusófona
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora